sexta-feira, 9 de outubro de 2009
PREFEITURA DE ITABAIANA – CONSTRUINDO SEU FUTURO
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Itabaiana será contemplada com Memorial de Sivuca
O subsecretário de Cultura do Estado, David Fernandes confirmou nesta quinta-feira (1), a implantação do Memorial Sivuca, na cidade de Itabaiana, terra natal do grande artista paraibano.
A confirmação veio após a visita de trabalho realizada nesta terça-feira, quando David foi recebido pela prefeita Eurídice Moreira (Dona Dida) e juntos foram conhecer o local onde será erguido o Memorial.
David Fernandes esteve em Itabaiana, juntamente com Chico Pereira, assessor especial da Secretaria de Cultura, e o design Fred Ozanan, que foi o elo de ligação entre a prefeitura municipal e a Subsecretaria de Cultura do Estado e responsável pela Casa de Sivuca em Campina Grande e pelo projeto do Cultural Café Sivuca, recentemente inaugurado em Itabaiana.
Na visita, o subsecretário esteve no prédio onde hoje funciona a Loja Maçônica de Itabaiana, local já destinado para ser o Memorial. O prédio, a sua localização e os preparativos já iniciados pela prefeitura de Itabaiana, foram aprovados por Fernandes, que confirmou a implantação do Memorial na cidade. “Fazer esse Memorial é uma das prioridades do governo, e vim apenas conhecer o local e anunciar ao povo de Itabaiana, na pessoa de sua prefeita, as palavras do governador José Maranhão, que o Memorial Sivuca vai ser feito aqui”, disse o subsecretário de Cultura.
Por sua vez, Chico Pereira afirmou que a construção do Memorial Sivuca na cidade de Itabaiana é uma justa homenagem a um grande músico da MPB. “Um gênio, um musico de extrema grandeza, que irá receber uma justa homenagem, em sua terra natal”, ponderou.
Já a prefeita do município, Eurídice Moreira (Dona Dida), manifestou o seu agradecimento ao governo do Estado pela parceria na implantação do Memorial. “É um anseio, um desejo, um objetivo, uma ânsia, não de uma prefeita, de uma fã, ou de uma amiga de Sivuca. Mas, a alegria de uma gente, que sabe que aqui, em Itabaiana, é o lugar mais indicado para esse Memorial”.
Tidas como uma das prioridades do Governo do Estado na área de Cultura, a construção do Memorial Sivuca já teve inicio com a aprovação do local e os contatos mantidos entre a subsecretaria de Cultura do Estado e a prefeitura da cidade.
Assessoria de Imprensa da Subsecretaria de Cultura
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Policlínica Dr. Aglair da Silva - Consultas Especializadas.
Reconstruindo Itabaiana-PB
domingo, 6 de setembro de 2009
PROGRAMAÇÃO DE FESTA EM ITABAIANA
Prefeita dona DIDA Inaugura a POLICLÍNICA.
O que você ta vendo é a conseqüência do seu!
domingo, 30 de agosto de 2009
Sivuca Cultural Café e praça são entregues ao povo em Itabaiana.
Poetas declamando seus versos em louvor a cidade e ao seu filho mais ilustre, um recital de piano, feito por uma virtuose local – Paulo Rodrigo Pereira da Silva – músico autodidata. Além das 35 vozes do coral Robert Calley, da Igreja Congregacional de João Pessoa, regidas pela maestrina Jahel Jaqueline deram o toque cultural do evento.
Segundo a prefeita da cidade, Eurídice Moreira da Silva, mais conhecida como “Dona Dida”, a entrega da praça muito mais que uma promessa de campanha ou um ato administrativo,é a realização de um sonho. “Agora a pouco eu cruzava essa praça vendo nos rostos de cada um dos filhos da minha cidade, a satisfação deles e isso é o que me agrada; ver meu povo feliz”, disse.
Ela confirmou durante discurso na praça que os eventos ocorridos na noite do sábado, foram o “primeiro passo no caminho da realização do sonho que será concretizado com a implantação de um Memorial, local onde ficará o valioso acervo com a obra de Sivuca”.
Além da prefeita, também falou a viúva de Sivuca, a cantora Glorinha Gadelha, que agradeceu pela acolhida e disse que tudo que têm do seu marido será doado para o Memorial, que já ganhou um local, cedido pela Maçonaria.
No final das inaugurações falou o deputado federal Marcondes Gadelha, que destacou a obra de Sivuca, fatos do relacionamento de sua prima com o musico, a garra de “Dona Dida” na administração de Itabaiana e se comprometeu com a criação do Memorial.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Itabaiana faz homenagem a Sivuca com criação de Café Cultural .
Glorinha Gadelha, na preparação do Cultura Café.
Segundo a prefeita da cidade, Eurídice Moreira da silva, mais conhecida como “Dona Dida”, esse é o primeiro passo no caminho da realização do sonho que será concretizado com a implantação de um Memorial, local onde ficará o valioso acervo com a obra de Sivuca.
“Dona Dida” assegurou que os estudos iniciais já estão bastante adiantados faltando agora à conclusão do projeto de instalação, acompanhado pela viúva do musico, a cantora Glorinha Gadelha, que vem dando o seu aval ao que está sendo preparado.
A criação do Sivuca Cultural Café tem tudo a ver com a inauguração da reforma e a ampliação da Praça Epitácio Pessoa, localizada em local estratégico em Itabaiana acontecera nesse sábado, dia 29 às 20hs com a presença de autoridades especialmente convidadas, da viúva Glorinha Gadelha, outros familiares do artista e o publico em geral.
Quem foi Sivuca
Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, nasceu em Itabaiana em 26 de maio de 1930 foi um dos maiores músicos brasileiros do século XX. Teve grande repercussão internacional, sendo além de compositor, um notável sanfoneiro ou acordeonista.
Sivuca contribuiu significativamente para o enriquecimento da musica brasileira, sendo reconhecido em todo o mundo por seu trabalho. Suas composições e incluiram entre ritmos como o choro, frevo, forró, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros.
Sua iniciação musical se deu na infância, tocando em feiras e festas populares já aos nove anos de idade. Mudou-se para o Recife aos 15 anos de idade, onde adotou seu nome artístico.
Seu primeiro disco – na época era LP – em 1950, em parceira com Humberto Teixeira, continha o seu primeiro grande sucesso, "Adeus, Maria Fulô" (que foi regravado numa versão psicodélica pelos Mutantes nos anos 60).
Em 1955, foi morar no Rio de Janeiro. Após algumas apresentações na Europa como acordeonista de um grupo chamado Os Brasileiros, chegou a morar em Lisboa e Paris.
Morou também em Nova York de 1964 a 1976, onde, entre outros trabalhos, foi autor do arranjo do grande sucesso "Pata Pata", de Miriam Makeba, com quem então excursionou pelo mundo até o fim da decada de 60. Compôs trilhas para os filmes “Os Trapalhões na Serra Pelada” e “ Os Vagabundos Trapalhões”, ambos em 1982.
Em 20 de novembro de 2006 o músico lançou um DVD, totalmente produzido na Paraíba, “Sivuca – O Poeta do Som”, em homenagem aos seus 75 anos, que contou com a participação de 160 músicos convidados. Foram gravadas 13 faixas, além de duas reproduzidas em parceria com a Orquestra Sinfonica da Paraíba.
Faleceu em 14 dezembro de 2006, depois de dois dias internado para tratamento de um câncer, que já o acometia desde 2004.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
LANÇAMENTO DO PORTAL DO PTB
clic www.ptb14pb.org.br
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Governador recebe prefeita de Itabaiana
"O motivo principal dessa volta institucional e política foi a necessidade que Itabaiana tem, sem dúvida, do apoio do governador José Maranhão. Fui pleitear a inauguração do hospital regional, a restauração da ponte antiga, que o governador já mandou fazer a licitação, além do Memorial Sivuca. Outros pedidos foram feitos, mas nada para mim. Fiz pedidos administrativos que foram logo aceitos", declarou ela.
Eurídice Moreira, a Dona Dida, esteve em audiência com o governador na noite de quarta-feira, 29, em companhia do deputado federal Marcondes Gadelha (PSB).
quarta-feira, 22 de julho de 2009
segunda-feira, 20 de julho de 2009
ENTREGA DE CASAS POPULARES
Mais vinte e oito casas foram entregues na ultima quinta feira dia 16 de julho no conjunto habitacional Adauto Pereira, distrito de Campo Grande, em Itabaiana. O Programa de moradia popular cumpre sua segunda etapa, atendendo as famílias de baixa renda que não possuem casa própria.
Um benefício oriundo de uma emenda do Deputado Federal Marcondes Gadelha. As Chaves foram entregues pela prefeita dona Dida, que em seu discurso enfatizou a importância da casa própria para quem ainda tem. Afirmou também está esperando a liberação de recursos para a construção mais 72 casas ainda serão feitas no município. Quanto ao conjunto Adauto Pereira; com a conclusão das 50 casas já entregues, será a vez da construção do calçamento e uma praça para os moradores desta comunidade, destacou a prefeita.
Na oportunidade, também foram citadas algumas obras importantes que estão sendo realizadas na administração; como a operação tapa buracos na avenida principal de Campo Grande, e os recursos que já foram aprovados e serão liberados para a pavimentação da rua do Camburão e da principal do bairro Jucuri, que dá acesso ao pólo universitário.
Várias secretarias estão se agendando para a realização de algumas inaugurações, a exemplo da Praça Epitácio Pessoa, em fase de conclusão e a policlínica municipal. Até o fim do ano dona Dida espera receber a liberação dos recursos financeiros de várias obras que transformarão a estrutura da cidade e a vida de seus munícipes.
Recentemente foram entregues aos itabaianenses o Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, que assiste pessoas com problemas psicológicos e dependentes químicos; e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NAPS .
UFPB VIRTUAL: teve vestibular (ITABAIANA) foram oferecidas 2.115 vagas para cursos à distância
No vestibular, 50% das vagas são destinadas a professores da rede pública (em que os candidatos precisam comprovar o vínculo com a rede pública de ensino) e 50% para demanda social, destinadas a qualquer candidato que tenha concluído do ensino médio ou equivalente. A classificação para cada grupo depende da média obtida pelo candidato. (Veja a seguir o quadro de vagas por curso, pólo e grupo).
LOCAIS DE PROVAS
CENTRO EDUC. MARIA QUITERIA, CAMAÇARI
E. E. DR ELPIDIO DE ALMEIDA, CAMPINA GRANDE
E. E. MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE
COLÉGIO DR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, ESPLANADA
CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE IPOJUCA, IPOJUCA
E. E. DR. ANTÔNIO BATISTA SANTIAGO, ITABAIANA
COLÉCIO MUN. JOÃO CARLOS TOURINHO DANTAS, ITAPICURU
E. E. ADALGISA TEÓDULO DA FONSECA, ITAPORANGA
E. E. N. PROF. FRANCELINO DA ALENCAR NEVES, ITAPORANGA
CENTRO EDUCACIONAL JULIETA CARDOSO DAVID, JACARACI
CENTRAL DE AULAS - UFPB JOÃO PESSOA CAMPUS I DA UFPB
CENTRO DE TECNOLOGIA - UFPB JOÃO PESSOA CAMPUS I DA UFPB
E. M. PROF. ANTONIO DE SOUSA VILAÇA, LIMOEIRO
ESCOLA POLIVALENTE DE MUNDO NOVO, MUNDO NOVO
E. M. PROF. JUSCELINO BARRETO DOS SANTOS, PARATINGA
E. E. ARRUDA CÂMARA, POMBAL
E. E. MONS. VICENTE FREITAS, POMBAL
E. E. FLAVIO RIBEIRO LIMA UBAJARA RUA TEN. JOSÉ RAMIRO DE SOUSA, 215 - MONTE CASTELO
Após participar das audiências com os ministros: Fernando Haddad do MEC e Sérgio Resende do Ministério da Ciência e Tecnologia no ultimo dia 28 de abril; Dona Dida Prefeita de Itabaiana, confirmou a instalação do Campus da Universidade Federal de Campina Grande e o Centro Vocacional Tecnológico no município. A audiência também contou com a participação do Reitor da UFCG Thompson Mariz, o Deputado Federal Marcondes Gadelha, do Senador Roberto Cavalcante, do Governador José Maranhão e outros deputados e prefeitos do Estado da Paraíba.
BRASILIA
Clévia Paz - ASCOM
Após participar das audiências com os ministros: Fernando Haddad do MEC e Sérgio Resende do Ministério da Ciência e Tecnologia no ultimo dia 28 de abril; Dona Dida Prefeita de Itabaiana, confirmou a instalação do Campus da Universidade Federal de Campina Grande e o Centro Vocacional Tecnológico no município. A audiência também contou com a participação do Reitor da UFCG Thompson Mariz, o Deputado Federal Marcondes Gadelha, do Senador Roberto Cavalcante, do Governador José Maranhão e outros deputados e prefeitos do Estado da Paraíba.
Durante a reunião com o Ministro da Educação, Dona Dida solicitou mais agilidade na liberação dos recursos para acelerar a instalação do Campus, afirmando que além de Itabaiana mais doze cidades circunvizinhas também estarão sendo beneficiadas; cerca de 110 mil pessoas terão mais ensino superior à disposição. O ministro Fernando Haddad, se mostrou aliado e orientou a comitiva, em fazer alguns procedimentos que adiantará a liberação dos recursos no Ministério do Planejamento.
Quanto ao CVT, o ministro Sérgio Rezende também se comprometeu em acelerar a liberação dos recursos. As previsões para o início das instalações do Centro Vocacional são ainda para este ano. Serão oferecidos cursos técnicos profissionalizantes na área de informática; que disseminarão o conhecimento, abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho para centenas de pessoas que ainda não concluíram o ensino superior.
Outro benefício adquirido no ministério da educação foi uma biblioteca para atender os alunos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, já em funcionamento com sete cursos no Pólo de Itabaiana.
“Com a instalação de um Campus da UFCG e de um Centro Vocacional, Itabaiana evoluirá; tornando-se referência no agreste paraibano como: Cidade Educativa; contribuindo muito com nosso desenvolvimento”, enfocou Dona Dida durante seu encontro com os ministérios