domingo, 30 de agosto de 2009

Sivuca Cultural Café e praça são entregues ao povo em Itabaiana.


O povo de Itabaiana acorreu para as ruas do centro da cidade participou ativamente da inauguração da reforma e a ampliação da Praça Epitácio Pessoa e a abertura solene do “Sivuca Cultural Café”, numa homenagem ao musico Sivuca, nome artístico de Severino Dias de Oliveira, filho de Itabaiana que parou para os dois eventos.

Poetas declamando seus versos em louvor a cidade e ao seu filho mais ilustre, um recital de piano, feito por uma virtuose local – Paulo Rodrigo Pereira da Silva – músico autodidata. Além das 35 vozes do coral Robert Calley, da Igreja Congregacional de João Pessoa, regidas pela maestrina Jahel Jaqueline deram o toque cultural do evento.

Segundo a prefeita da cidade, Eurídice Moreira da Silva, mais conhecida como “Dona Dida”, a entrega da praça muito mais que uma promessa de campanha ou um ato administrativo,é a realização de um sonho. “Agora a pouco eu cruzava essa praça vendo nos rostos de cada um dos filhos da minha cidade, a satisfação deles e isso é o que me agrada; ver meu povo feliz”, disse.

Ela confirmou durante discurso na praça que os eventos ocorridos na noite do sábado, foram o “primeiro passo no caminho da realização do sonho que será concretizado com a implantação de um Memorial, local onde ficará o valioso acervo com a obra de Sivuca”.

Além da prefeita, também falou a viúva de Sivuca, a cantora Glorinha Gadelha, que agradeceu pela acolhida e disse que tudo que têm do seu marido será doado para o Memorial, que já ganhou um local, cedido pela Maçonaria.

No final das inaugurações falou o deputado federal Marcondes Gadelha, que destacou a obra de Sivuca, fatos do relacionamento de sua prima com o musico, a garra de “Dona Dida” na administração de Itabaiana e se comprometeu com a criação do Memorial.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Itabaiana faz homenagem a Sivuca com criação de Café Cultural .

Prefeita de itabaiana, Dona Dida e a viuva de Sivuca
Glorinha Gadelha, na preparação do Cultura Café.

O musico Sivuca, nome artístico de Severino Dias de Oliveira, falecido em 14 dezembro de 2006, ganha homenagem de sua terra natal com a criação do “Sivuca Cultural Café” que promete ser um ambiente descontraído. Um ponto de encontro de artistas e intelectuais de Itabaiana e região, contando em suas instalações de particularidades da vida do artista.

Segundo a prefeita da cidade, Eurídice Moreira da silva, mais conhecida como “Dona Dida”, esse é o primeiro passo no caminho da realização do sonho que será concretizado com a implantação de um Memorial, local onde ficará o valioso acervo com a obra de Sivuca.

“Dona Dida” assegurou que os estudos iniciais já estão bastante adiantados faltando agora à conclusão do projeto de instalação, acompanhado pela viúva do musico, a cantora Glorinha Gadelha, que vem dando o seu aval ao que está sendo preparado.

A criação do Sivuca Cultural Café tem tudo a ver com a inauguração da reforma e a ampliação da Praça Epitácio Pessoa, localizada em local estratégico em Itabaiana acontecera nesse sábado, dia 29 às 20hs com a presença de autoridades especialmente convidadas, da viúva Glorinha Gadelha, outros familiares do artista e o publico em geral.

Quem foi Sivuca

Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, nasceu em Itabaiana em 26 de maio de 1930 foi um dos maiores músicos brasileiros do século XX. Teve grande repercussão internacional, sendo além de compositor, um notável sanfoneiro ou acordeonista.

Sivuca contribuiu significativamente para o enriquecimento da musica brasileira, sendo reconhecido em todo o mundo por seu trabalho. Suas composições e incluiram entre ritmos como o choro, frevo, forró, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros.

Sua iniciação musical se deu na infância, tocando em feiras e festas populares já aos nove anos de idade. Mudou-se para o Recife aos 15 anos de idade, onde adotou seu nome artístico.

Seu primeiro disco – na época era LP – em 1950, em parceira com Humberto Teixeira, continha o seu primeiro grande sucesso, "Adeus, Maria Fulô" (que foi regravado numa versão psicodélica pelos Mutantes nos anos 60).

Em 1955, foi morar no Rio de Janeiro. Após algumas apresentações na Europa como acordeonista de um grupo chamado Os Brasileiros, chegou a morar em Lisboa e Paris.
Morou também em Nova York de 1964 a 1976, onde, entre outros trabalhos, foi autor do arranjo do grande sucesso "Pata Pata", de Miriam Makeba, com quem então excursionou pelo mundo até o fim da decada de 60. Compôs trilhas para os filmes “Os Trapalhões na Serra Pelada” e “ Os Vagabundos Trapalhões”, ambos em 1982.

Em 20 de novembro de 2006 o músico lançou um DVD, totalmente produzido na Paraíba, “Sivuca – O Poeta do Som”, em homenagem aos seus 75 anos, que contou com a participação de 160 músicos convidados. Foram gravadas 13 faixas, além de duas reproduzidas em parceria com a Orquestra Sinfonica da Paraíba.

Faleceu em 14 dezembro de 2006, depois de dois dias internado para tratamento de um câncer, que já o acometia desde 2004.

INAUGURAÇÃO DA NOVA PRAÇA EPITÁCIO PESSOA

A Prefeita convida para a solenidade de inauguração da Praça Epitácio Pessoa. Na ocasião também será prestada homenagem ao músico itabaianense com o Café Cultural Mestre Sivuca.

Dia: 29/08/2009
Hora: 20:00h
Local: Praça Epitácio Pessoa

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LANÇAMENTO DO PORTAL DO PTB

A Presidente do PTB MULHER, Prefeita de Itabaiana Eurídice Moreira da Silva (DONA DIDA), convida os filiados e a população para o lançamento da página oficial do partido na Paraíba, o PORTAL 14, nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, às 14:14 h, na sede do PTB, em João Pessoa.

clic www.ptb14pb.org.br